sexta-feira, 30 de março de 2012

Extremoz festeja 49 anos de emancipação política


O município de Extremoz comemora no próximo dia 04 de abril, 49 anos de emancipação política. A prefeitura, por meio da Fundação de Cultura Aldeia de Guajirú, comemorará a data com um espetáculo teatral da Paixão de Cristo nas ruínas da antiga igreja católica, ao lado da Fundação de Cultura, centro da cidade, a partir das 19h.


De acordo com o prefeito Klauss Rêgo, a data lembra aos munícipes a História da cidade e suas conquistas. “Este é mais uma ano que festejamos com orgulho a emancipação política do nosso município”, disse o prefeito.


Em 04 de abril de 1963, pela Lei número 2.876/1963, a Vila de Ceará - Mirim, assim como era denominado o Povoado de Extremoz, desmembrou-se do município homônimo e conquistou a emancipação política, após 211 anos de fundação. De acordo com dados históricos do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Extremoz viveu por 105 anos na condição de povoado. Limita-se com os municípios de São Gonçalo do Amarante, Ceará Mirim e Natal.



História


Extremoz, que faz parte da Região Metropolitana de Natal, foi a primeira Vila da Capitania do Rio Grande do Norte, a partir de 1758. Em agosto de 1885, por causa de uma Lei Provincial, passou a fazer parte do município de Ceará - Mirim, retomando sua emancipação em 04 de abril de 1963, tornando-se município do Rio Grande do Norte.

De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município tem uma população de 24 mil e 953 habitantes, sendo considerado um gerador de turismo, principalmente por causa da praia de Jenipabu, conhecida mundialmente por causa de sua beleza, dunas e equipamentos turísticos. O município também vive da agricultura, devido sua grande extensão territorial de Zona Rural. Atualmente dispõe de trinta e três distritos e treze bairros.



Cronologia



1. 254 anos de fundação: Fundada em 1758 pelo desembargador Bernardo Coelho Gama Casco, com o nome de Vila Nova.


2. Durante 105 anos viveu na condição de povoado (povoação de Boca da Mata - 1855 e Vila de Ceará - Mirim - 1858).


3. Há 49 anos na condição de município (emancipação política em 1963 tendo como primeiro prefeito Daniel Pinheiro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.