sexta-feira, 15 de junho de 2012
Candidato a vice-prefeito de Extremoz dá entrevista a Tribuna do Norte
Padre vai disputar a eleição para vice-prefeito de Extremoz
A noite de ontem foi de despedida para padre Edilson Nascimento Lima. Ele celebrou a última missa na Paróquia de Parnamirim. Contrariando a orientação do arcebispo dom Jaime Vieira Rocha que recomendou os sacerdotes pediram desfiliação partidária das legendas, padre Edilson confirmou que será candidato a vice-prefeito de Extremoz. Abaixo a entrevista que ele concedeu para explicar a decisão.
O que leva o senhor a ser candidato a vice-prefeito de Extremoz?
Eu sou padre há 15 anos e desde que me ordenei tenho um trabalho prestado na área social. Como fui vigário em Extremoz por cinco anos tenho um trabalho pastoral lá muito bom. O povão quer muito e pediram para eu ser candidato. O prefeito Klaus é uma pessoa muito boa e posso somar com ele. Ele (Klaus) tinha me feito o convite há quatro anos. Eu refleti sobre isso e cheguei a conclusão que devo me licenciar das atividades e ter essa experiência.
O arcebispo recomendou que todos os padres se desfiliem dos partidos. O senhor está contrariando essa orientação.
Cada caso é um caso. Ou o padre assume a vida pública ou assume o ministério. No meu caso, eu pedi licença para assumir a vida pública. Então nesse caso não vou ficar celebrando, enquanto estiver na vida pública.
O senhor acha que o arcebispo foi radical?
Acho que ele quis dar um freiozinho. Mas não há muito interesse de padres pela política. A igreja é muito severa nas decisões. Não sei o que levou o arcebispo a emitir essa recomendação. Ele não vai impedir que ninguém de ser candidato, apenas pede para se afastar.
O senhor pretende voltar para a Igreja? Será que não vai se empolgar com a política?
Não, acho que não. Apenas quero viver essa experiência na política. Vou ter uma experiência. Trabalho com o social há 15 anos. Sempre fui aquele padre determinado a não cuidar só do espiritual, mas também do social. Não é para ganhar dinheiro, não é estatus, vou para somar. O candidato (Klaus Rego) é uma pessoa muito boa. Eu não iria deixar meus 15 anos de padre para ser candidato em uma chapa de qualquer um. Vou para somar.
matéria:15/06/2012 Seção: Política
Título: Arcebispo recomenda que padres deixem os partidos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos pelo seu comentário.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.