quarta-feira, 4 de julho de 2012

Extremoz é o titular do pioneirismo e saúde de qualidade para a mulher potiguar

Inaugurada nesta terça (03) em Extremoz, Unidade Móvel SESC Saúde da Mulher é um projeto inédito no País. Unidade atenderá diversos municípios potiguares, oferecendo exames e orientações gratuitos ao
Expectativa é de que a Unidade realize quase 2 mil atendimentos/mês
Pioneirismo e qualidade são termos que definem a Unidade Móvel SESC Saúde Mulher. Inaugurado nesta terça-feira (03/07) na cidade de Extremoz, o projeto é inédito no País, e representa um grande avanço no atendimento à saúde das mulheres potiguares. Durante 60 dias úteis, a Unidade, equipada com aparelhos de ponta, oferecerá exames preventivos, orientações de saúde e consultas de enfermagem ao público feminino do município. Todos os atendimentos são gratuitos, e estima-se que sejam feitos quase 2 mil por mês.


A escolha do Rio Grande do Norte para sediar o projeto-piloto é a soma dos esforços do Sistema Fecomércio/RN, por meio do SESC, com o SESC Nacional e com o Governo do Estado. “Agradeço ao Sistema Fecomércio por ter trazido este projeto pioneiro para Extremoz”, frisou, durante solenidade de inauguração, o prefeito do município, Klauss Rego.


Para o presidente do Sistema Fecomércio/RN, Marcelo Queiroz, os parceiros foram imprescindíveis para a concretização da iniciativa. “Os parceiros ajudaram na implantação deste projeto único no País. Teremos mais rapidez na execução de exames preventivos”, comemorou.


Prevenção e educação


Durante 32 anos, Ozanete Araújo, 65, teve de pagar para realizar exames preventivos. “Conseguir atendimento pelo SUS era muito difícil”, lamenta. Mas, com a chegada da Unidade Móvel SESC Saúde Mulher, a realidade foi reconfigurada. “O SESC e a prefeitura estão de parabéns por terem trazido esse projeto”, diz, emocionada, Dona Ozanete, que aproveitou para agendar consultas na Unidade.
 
Por se tratar de uma iniciativa inédita no Brasil, os próximos destinos do projeto ainda serão definidos mediante experiência obtida em Extremoz, primeira cidade a sediá-lo. Mas é certo que, em vários municípios do Rio Grande do Norte, a Unidade oferecerá consultas de enfermagem, exames preventivos como o Papanicolau, ultrassonografia e mamografia para as mulheres.

Além disso, uma equipe fixa realizará nas cidades ações educativas em saúde, com orientações e distribuição de material informativo e preventivo. A equipe itinerante conta com suporte médico, uma enfermeira, técnicas de radiologia e de enfermagem e uma assistente social, que realiza a parte de educação em saúde.
A Unidade em números



Expectativas de atendimento/mês:
•    Consultas de enfermagem (orientações e exames preventivos): 480
•    Educação em Saúde: 1050
•    Mamografias: 240
•    Ultrassonografias (mama, pélvica e transvaginal): 120










fotos: Canindé Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.